O evento visa promover um espaço de discussão e reflexão sobre as transformações que a era digital impõe aos campos da educação, da narrativa e da formação de subjetividades.
O coordenador do curso de letras/português de Picos, professor Emanoel Pedro, ressaltou que o objetivo do evento é incentivar alunos, professores e as comunidades acadêmicas da Uespi e da região a compreenderem e discutirem as diversas abordagens e possibilidades de pesquisa na área de Linguística e Letras. Ele ressaltou que o evento também visa apresentar caminhos e perspectivas educacionais e científicas que possam oferecer soluções e promover mudanças sociais significativas.
“Essas mudanças são necessárias para enfrentar os desafios e os efeitos negativos da era digital, que incluem a perda de coesão social, a fragmentação das comunidades e outros impactos promovidos pela modernidade e pelas novas tecnologias”, pontua Emanoel Pedro.
O professor enfatizou ainda que o evento também visa analisar como a digitalização e a plataformização da vida impactam a produção de discursos, subjetividades e narrativas, bem como afetam as práticas pedagógicas. A relevância da temática é acentuada pela crescente influência das tecnologias de informação e comunicação, como a inteligência artificial, que têm o potencial de suprimir ou alterar rituais, sentimentos de comunidade e o trabalho poético. “Essas inovações transformam profundamente a forma como interagimos, produzimos conhecimento e experienciamos a cultura na era digital”, explica.
O evento contará com palestras, mesas-redondas temáticas, minicursos, comunicações orais (presenciais e on-line) e exposição de banners. Entre os palestrantes confirmados estão o Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferreira da Cruz (LABHUTE/Coletivo Terral/IFCE), o Prof. Me. Robson Campanerut da Silva (LABHUTE/Coletivo Terral/IFCE), o Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres (PPGL/UESPI), o Prof. Dr. Douglas Rodrigues de Sousa (UEMA), a Profa. Ma. Rhusily Reges da Silva Lira (UFPI) e o Prof. Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior (Uespi).
Fonte: Redação CCOM