A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) solicitou, nessa quinta-feira (15), abertura de inquérito policial junto à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Piauí para apurar o caso de atropelamento de um cachorro na rua Ferdinand Freitas, bairro Novo Horizonte, região do Grande Dirceu, na zona sudeste de Teresina.
Registros feitos por câmeras de segurança de uma residência mostram um caminhão de coleta de lixo atropelando o animal e, em seguida, lançando o cão na caçamba do veículo, junto ao lixo recolhido, sem prestar socorro.
A Secretaria imediatamente reportou o caso aos órgãos competentes para abertura de inquérito com o objetivo de apurar a existência da infração penal e os seus autores. Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, garantiu que serão tomadas todas as providências com o intuito de punir os responsáveis por este ato de crueldade contra o animal indefeso.
“A Semarh possui comprometimento público com as questões que trata da proteção animal e meio ambiente, principalmente diante de um caso como esse, de extrema gravidade. Reiteramos que continuaremos à disposição para contribuir com o levantamento de normas que respeitem a legislação e os direitos dos animais”, destacou o secretário.
Casos de maus tratos a animais no Piauí podem ser reportados por meio do Disk Denúncia da Semarh. Para registrar sua denúncia, entre em contato pelo telefone (86) 98112-9958, que atende também por meio do WhatsApp.