O governador Rafael Fonteles reuniu nessa quinta-feira (20), no Palácio de Karnak, prefeitos dos Territórios Vale do Sambito e Entre Rios. O tema central do encontro foi investimento em obras públicas e ações em conjunto com os municípios. A proposta do governo é reforçar parcerias para ofertar melhores serviços à população em diversas áreas, principalmente na saúde, educação e segurança pública.
O chefe do Executivo estadual explicou aos gestores que a prioridade neste primeiro semestre é finalizar as obras que já estão em andamento nos municípios. Novos projetos só devem ser programados para o segundo semestre, quando o governo deve lançar um novo programa de investimentos. Os prefeitos foram convidados a apresentar ao secretário de Governo, Marcelo Nolleto, a lista de prioridades em cada município. “No segundo semestre teremos um novo programa de investimentos. Vocês já podem relacionar o que querem e colocarem as prioridades que vamos executar” afirmou o governador.
Os secretários de Planejamento, Washington Bonfim; da Educação, Washington Bandeira; da Segurança, Chico Lucas; e da Saúde, Antônio Luiz, participaram da reunião e compartilharam as metas e programas disponíveis em cada área.
Um dos destaques apresentados aos prefeitos foi a telessaúde. O programa revolucionário que está sendo desenvolvido experimentalmente em Piripiri, permitirá aos municípios, mesmo os menores, ofertar consultas com médicos de 8 especialidades diferentes por meio de videoconferência. Prevê também a construção de centros de exames, com entrega de resultados em até 4 minutos. Um dos reflexos esperados de imediato é a redução do transporte de pacientes para atendimento nas cidades-pólo. A expectativa do governo é reduzir em até 50% as internações nos hospitais regionais, com a implantação da telessaúde. As prefeituras foram convidadas a aderir ao programa.
“Em pelo menos uma UBS vai ter eletrocardiograma. Em caso de infarto o paciente vai poder fazer exame, ter o laudo em 4 minutos, aplicar o trombolítico na própria UBS quando necessário, estabilizar e mandar para atendimento complementar com segurança. Muitas vidas serão salvas” acrescentou Fonteles.