//Morre a escritora María Kodama, viúva de Jorge Luis Borges

Morre a escritora María Kodama, viúva de Jorge Luis Borges

María Kodama, viúva do famoso escritor argentino Jorge Luis Borges, morreu, neste domingo (26), em Buenos Aires, aos 86 anos, em decorrência de um câncer de mama, informou a família à imprensa local.

Kodama foi escritora, tradutora, colaboradora e herdeira universal da obra de Borges, considerado pela crítica literária acadêmica como um dos maiores poetas, ensaístas e contistas de seu tempo.

O famoso autor de “Ficciones”, também faleceu aos 86 anos, em junho de 1986, na cidade de Genebra, na Suíça, dois meses após se casar com Kodama.

Sua paixão pelas letras nunca arrefeceu. Mesmo doente, escreveu sua última obra, “La divisa punzó”, na qual revisita a história do polêmico caudilho federal do século XIX Juan Manuel de Rosas, em colaboração com a escritora Claudia Farías Gómez.

Seu relacionamento com Borges começou quando descobriram um amor em comum pela língua inglesa e inclusive o anglo-saxão antigo e o islandês.

O escritor a conheceu quando ela tinha apenas 16 anos e estudava Literatura. Seu pai a tinha levado para assistir a uma conferência do autor de “O informe de Brodie”, “História universal da infâmia” e “O livro de areia”.

 

Fonte: G1