O concurso é destinado a alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual e será dividido em duas categorias: Escolas e Alunos.
As inscrições para o Prêmio Estadual de Educação Fiscal 2025 encerram, nesta quinta-feira (27), e podem ser feitas de forma totalmente on-line.
O objetivo do Prêmio Estadual de Educação Fiscal é valorizar ações que incentivem a discussão sobre a função social dos tributos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de escrita e argumentação dos alunos. A premiação também busca ampliar o entendimento da sociedade sobre a importância da fiscalização e o uso transparente do dinheiro público.
O concurso é coordenado pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE-PI), formado por membros da Sefaz, Seduc e da Receita Federal, e será realizado em todas as regiões do Piauí.
Podem participar do concurso é destinado, os alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual, sendo que o prêmio e será dividido em duas categorias: Escolas e Alunos.
Escolas
Na categoria Escolas, as escolas públicas estaduais deverão enviar projetos que abordem temas relacionados à Educação Fiscal, como a relevância dos tributos, a gestão dos recursos públicos, o controle social, a luta contra a sonegação fiscal, entre outros.
Nesta categoria, os três melhores projetos selecionados serão contemplados com o Troféu Prêmio Estadual de Educação Fiscal e a seguinte premiação:
1º lugar: 1 Computador + 3 smartphones + 3 smartphones (sorteio entre os alunos)
2º lugar: 1 Computador + 2 smartphone + 2 smartphones (sorteio entre os alunos)
3º lugar: 1 Computador + 1 smartphone + 1 smartphones (sorteio entre os alunos)
4º ao 10º lugar: Menção honrosa
Alunos
Na categoria Alunos, os estudantes do Ensino Médio, com a orientação de professores, deverão elaborar redações dissertativa-argumentativas com o tema: “Educação Fiscal: uma questão de cidadania”.
Nesta categoria, as três melhores redações selecionadas serão contempladas com o Troféu Prêmio Estadual de Educação Fiscal e a seguinte premiação:
Do 1º ao 10º lugar: cada aluno (1 smartphone) e professor-orientador (1 smartphone)
Obs.: o professor-orientador receberá apenas uma premiação, mesmo que tenha mais de um aluno premiado.
Confira o edital.
Acesse o formulário de inscrição da categoria escola/projeto clicando aqui.
Acesse o formulário da categoria aluno/redação clicando aqui.
Fonte: Ascom Sefaz