//Gestores debatem tecnologia e inovação no setor público em evento promovido pela Escola de Governo

Gestores debatem tecnologia e inovação no setor público em evento promovido pela Escola de Governo

O tema da primeira edição do projeto “Conversa de Estado” foi “Uso da Inteligência Artificial no Setor Público: Oportunidades e Desafios”.

A Secretaria da Administração, por meio da Escola de Governo, iniciou, nessa quinta-feira (26),  o projeto “Conversa de Estado”, uma roda de conversa que objetiva integrar gestores públicos, academia e sociedade civil em discussões relevantes sobre a gestão pública no estado.

A abertura do evento foi conduzida pelo secretário da Administração, Samuel Nascimento, ao lado do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, que ressaltaram a importância de iniciativas que alavanquem a tecnologia e a inovação no setor público, especialmente em tempos que a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial para governança e eficiência nos serviços prestados à população. O tema da primeira edição da conversa foi “Uso da Inteligência Artificial no Setor Público: Oportunidades e Desafios”.

WhatsApp Image 2024-09-26 at 17.26.25.jpeg

“O Conversa de Estado é um espaço para a troca de experiências, reflexões e a identificação de soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na administração pública. Aqui, cada um presente expôs as práticas de cada secretaria e como podemos melhorar com o uso da tecnologia para otimizar o serviço que prestamos”, destacou Samuel Nascimento.

WhatsApp Image 2024-09-26 at 19.26.34 (1).jpeg

Após as falas iniciais, uma mesa-redonda foi composta pelos secretários de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, André Macedo; e da Educação, Washington Bandeira. Cada gestor compartilhou experiências de suas pastas e ações voltadas para o processo de transformação digital do Governo do Estado.

Secretário da Educação ressalta importância das aulas de inteligência artificial e robótica nas escolas durante o evento

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a iniciativa ambiciosa do governador Rafael Fonteles de promover, durante sua gestão, “um super choque educacional e tecnológico” nas escolas da rede estadual.

Segundo o gestor, a grande inovação foi a inclusão da disciplina de inteligência artificial no currículo do ensino médio e as aulas de robótica nas escolas da rede estadual de ensino. “O ensino de inteligência artificial, com mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio participando das aulas, utilizando a plataforma Google e professores recebendo capacitação pela equipe da professora Rosa Vicari, especialista no assunto, é uma ação inédita no Brasil e em toda América. Em parceria com a TRON vamos implementar aulas de robótica em 100 escolas da Seduc, beneficiando 15 mil estudantes e capacitando 100 professores”, informou Bandeira.

Secretário WB.jpeg

A oferta de novos cursos técnicos voltados para tecnologia da informação (TI) foi outra ação de destaque citada pelo secretário. “Com o Seduc TEC estamos formando mais de 25 mil alunos em cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais e Marketing Digital”, disse Washington.

012.jpeg

O gestor também mencionou a aplicação da inteligência artificial para melhorar a aprendizagem em disciplinas como inglês e redação, por meio das plataformas Seduc English, que usa IA para treinar a conversação dos estudantes; e Canal Educação, que faz a correção de redações com ajuda de inteligência artificial.

023.jpeg

Escola de Governo

Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo, explicou que o projeto será realizado mensalmente. “Uma vez por mês vamos fazer esse evento sempre trazendo novas temáticas relevantes para a administração pública. Nosso objetivo é facilitar essa comunicação e encontrar caminhos que permitam ações conjuntas que beneficiem o estado como um todo. O Piauí tem tantas boas práticas que merecem ser compartilhadas e replicadas”, afirmou o gestor.

Eduarda Lessa, da Escola de Governo, enfatizou a importância da troca de experiências entre secretarias para promover ações conjuntas. “A colaboração entre Secretarias fortalece iniciativas e potencializa resultados da gestão desse Governo e esse é o objetivo desse evento”, finalizou a gestora.

Fonte: Ascom Sead e Tallita Tajra