Vinte e dois estudantes medalhistas em Olimpíadas de Ciências do CETI Gayoso e Almendra participaram da visita.
Os jovens puderam expandir os conhecimentos nas áreas de Astronomia e Física. A observação com telescópio e a demonstrações de experimentos científicos em uma sala no prédio de Física estiveram no roteiro da visita.
Medalhista de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências, Laédson Leal Lima, da 1ª Série do Ensino Médio, descreveu o momento como gratificante. “O planetário da UFPI foi uma verdadeira imersão no universo. As projeções levaram-nos a uma jornada pelo cosmos, destacando detalhes sobre planetas, estrelas e galáxias. A forma como as constelações foram apresentadas nos proporcionou uma compreensão única do céu. Gostei bastante da combinação de tecnologia e conhecimento astronômico que o planetário ofereceu. A nossa escola sempre vem nos incentivando a participar de momentos como esse e a correr atrás dos nossos sonhos”, contou.
Já a estudante Maria Micaele Araújo, da 2ª Série do Ensino Médio, foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Olimpíada Nacional de Ciências e obteve Menção Honrosa na OBMEP. “Eu gostei mais da visita ao setor de Física, onde acompanhamos diversos experimentos. Eu pretendo seguir profissão nas áreas de Ciências da Computação ou Medicina. Participar dessas olimpíadas e de visitas como essa nos aproximam de um futuro promissor”, disse.
A diretora do centro educacional, Liduína Rebouças, acompanhou a visita. Ela afirma que os estudantes estão assumindo o papel de protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. “Essa parceria com outras instituições, como na visita à Ufpi, é uma forma de demonstrar que o aprendizado não acontece apenas dentro dos espaços físicos da nossa escola. Nossos alunos, cada vez mais, entendem essa mensagem e estão com vontade de ir mais longe. É nisso que acreditamos”, comentou.
A gestora reforça que o planejamento pedagógico para os próximos anos é de fortalecer a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento. “A educação deve valorizar todos os tipos de habilidades. A gente incentiva a participação deles em todas as modalidades de olimpíadas, nas mais diversas disciplinas, porque ninguém é igual a ninguém. Estamos ampliando essa cultura escolar que beneficia os estudantes, ou seja, que é capaz de transformar vidas”, concluiu.
Desde o mês de maio, o CETI Gayoso e Almendra passou a funcionar na modalidade de tempo integral. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esse modelo vai ser expandido para toda a Rede Estadual até 2025.
“Com o novo modelo, os estudantes do Ensino Médio terão mais horas diárias de atividade escolar, com um currículo que trabalha aptidões individuais e incentiva o protagonismo juvenil. O resultado disso é mais ingresso no Ensino Superior e no mundo do trabalho, fortalecimento da aprendizagem e das habilidades socioemocionais e melhoria dos índices econômicos e sociais”, declarou.