//Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí aprova benefícios fiscais para instalação de quatro empresas no estado

Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí aprova benefícios fiscais para instalação de quatro empresas no estado

Serão beneficiadas empresas nas cidades de Teresina, Ribeiro Gonçalves e Santo Antônio de Lisboa.

 

O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (18), com membros do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Codin). Na ocasião, foram apresentadas e aprovados benefícios fiscais para empresas nas cidades de Teresina, Ribeiro Gonçalves e Santo Antônio de Lisboa. São frigoríficos, empresas de beneficiamento de arroz, de amêndoas e fabricação de polpa de frutas.

As empresas juntas devem gerar cerca de 2.600 empregos com investimentos na ordem de R$ 147.110.000. O presidente Comissão Técnica de Assessoramento do Codin (Cotac), Orisvaldo Teixeira, fez a apresentação das empresas.

“Estivemos reunidos hoje com membros do Codin com o objetivo de avaliar e aprovar benefícios fiscais que permitam que empresas se estabeleçam e operem no estado, fomentando assim a criação de empregos e o desenvolvimento econômico regional. É uma iniciativa crucial para atrair investimentos e incentivar o crescimento de setores industriais”, disse o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

Incentivos reduzem os custos operacionais, tornando o ambiente de negócios mais competitivo e atraente. Além disso, promovem a criação de empregos, estimulando a economia local e melhorando a qualidade de vida da população. A arrecadação tributária pode aumentar a longo prazo com o crescimento das empresas beneficiadas. Por fim, diversificam a base econômica, reduzindo a dependência de setores tradicionais e fortalecendo a resiliência econômica da região.

Participam do Codin, representantes de órgãos estaduais públicos e privados, como as secretarias do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento (Seplan), do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí (Badespi), além da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Centro das Indústrias do Estado do Piauí (Ciepi) e Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

Estiveram presentes o superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz, a superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual da Seplan, Adrianne Arruda, Robério de Barros (Fiepi), Fernando Lívio (Seagro), Luciano Vieira (APPM), Marcelo Janot (Badespi) e Jairo Ibiapina (BNB).

Fonte: Ascom Sefaz