//Bombeiros militares extinguem incêndio florestal no município de Canto do Buriti

Bombeiros militares extinguem incêndio florestal no município de Canto do Buriti

O Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar realiza o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado, por meio de satélite, para orientar as equipes em campo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, por meio do 5º grupamento do CBMEPI, na cidade de Floriano, e com apoio do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BOPAER), extinguiu na tarde dessa segunda-feira (14), o incêndio florestal nas imediações da Fazenda Santa Clara, localizada na zona rural do município de Canto do Buriti. A ação também contou com apoio de brigadistas.

Equipes de Teresina e Floriano foram prontamente mobilizadas para a operação, assim que a Instituição foi acionada. O fogo foi considerado extinto na segunda-feira (14), após não serem mais detectados quaisquer focos de incêndio no local.

“O trabalho de rescaldo realizado na mata pelas equipes do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas foi devidamente concluído. Mesmo depois de debelado, contamos com o auxílio da aeronave da Polícia Militar do Piauí, a fim de confirmar, através de uma espécie de varredura em toda área atingida, se ainda existiam focos de incêndio. Sendo observado que já não existiam estes focos, o serviço naquele local foi concluído”, explicou o coronel Egídio Leite, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí.

As equipes do CBMEPI continuam combatendo focos de incêndio na região Sul do Estado. Após o fim da operação na cidade de Canto do Buriti, os bombeiros militares seguiram rumo ao município de Curimatá, onde chegaram na manhã desta terça-feira (15) e estão combatendo um incêndio florestal numa região de mata seca e de difícil acesso.

b910256f-1a1c-4474-8df1-b864f8f84159.jpg

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), até a manhã desta terça-feira (15), o Piauí já havia registrado cerca de 963 focos de incêndio nestes primeiros 15 dias do mês de outubro. “Esse definitivamente é um dado que nos faz refletir que, enquanto não mudarmos essa cultura prejudicial e nos conscientizarmos do perigo que essas queimadas representam para nossas vidas, as ocorrências continuarão em um número alarmante de crescimento, o que põe em risco a vida de toda a população, bem como a vida dos próprios bombeiros militares, seja na capital ou interior do Estado”, frisou o Coronel Egídio Leite.

513fee53-e12b-427c-b77b-71078717e58b.jpg
Coronel Egídio Leite

O Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar realiza o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado, por meio de satélite, para orientar as equipes em campo. As regiões com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar são mapeadas com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), além da Defesa Civil.  A qualquer indício de incêndio, a população deve acionar o número 193 ou 190.

De janeiro a setembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar já combateu 442 incêndios florestais em todo o Piauí. Somente nos 12 primeiros dias do mês de outubro foram registradas sete ocorrências que foram devidamente combatidas nas cidades de José de Freitas, Cajueiro da Praia, Nazária, Curralinhos e Canto do Buriti.

b4c30f81-4d1a-4c41-a2e1-428bcd6e32ed.jpg

Fonte: Ascom-CBMEPI