Pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto junto ao Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) mostra que o programa Bolsa Família, coordenado pelo ministro Wellington Dias, é a ação do governo Lula mais conhecida e de melhor avaliação. O programa fica em primeiro lugar em todos os indicadores avaliados.
Quando perguntados sobre como avaliam o Governo Federal em diferentes áreas, os programas sociais ficam em primeiro lugar com 39% considerando como ótimo ou bom e 33% regular. Ficando apenas 22% ruim ou péssimo. Em segundo lugar vem “atenção às crianças” com 30% de ótimo ou bom, 32% de regular e 33% de ruim ou péssimo. Proteção ao meio ambiente vem em terceiro com 30% de ótimo ou bom, 33% de regular e 32% de ruim ou péssimo. Áreas como educação, habitação, saúde, segurança e economia ocupam percentuais de aprovação mais baixos.
A pesquisa também perguntou o que achavam do Bolsa Família em comparação com o antigo Auxílio Brasil e 58% disseram que o programa atual está melhor que o da gestão passada. 27% falaram que está igual e apenas 11% responderam estar pior do que o programa anterior.
Já quando são perguntados qual ação do Governo Federal é a mais conhecida dos entrevistados, o programa Bolsa Família é dito por 96%, ficando em primeiro lugar nas citações. Em segundo fica vacinação bivalente com 91%, Minha Casa Minha Vida em terceiro com 90%, Farmácia Popular em quarto com 80% e combate ao desmatamento na Amazônia em quinto com 70%. Ações como Mais Médicos, Prouni, Água para Todos, recadastramento de armas de fogo também são citados em percentuais menores.
Principais dados captados pela pesquisa
– 96% consideram o Bolsa Família o principal programa do Governo Federal
– 39% consideram os programas sociais do Governo com ótimo ou bom
– 58% dizem que o Bolsa Família atual é melhor que o antigo Auxílio Brasil
– 73% dizem que o Bolsa Família favorece a acomodação das pessoas mais pobres
– 66% dizem que melhorou a vida das pessoas mais pobres do Brasil