O Galo vem de duas vitórias seguidas contra o cruz-maltino em 2024. Enquanto que os cariocas vivem uma má fase de sete jogos sem vencer
Tranquilo no Campeonato Brasileiro depois de empatar com o Fortaleza, na Arena Castelão, na última quarta-feira (16), e chegar aos quarenta e um pontos na tabela da competição, bem longe da zona de descenso, o alvinegro volta à atenção às semifinais da Copa do Brasil. O time mineiro precisa apenas de um empate para avançar à final do mata-mata nacional e pode se aproveitar da instabilidade do Vasco da Gama para conquistar a vaga.
O cruz-maltino não vence há mais de um mês, quando derrotou o Vitória por 1 a 0, no Barradão, pela vigésima quinta rodada do Brasileirão. Desde então, o time carioca entrou em campo sete vezes e soma quatro empates e duas derrotas. Uma dessas derrotas é justamente na Arena MRV, contra o Atlético, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Além da sequência sem vitórias, o time de Rafael Paiva tem apresentado um futebol aquém do esperado. As críticas no entorno de São Januário não tem poupado ninguém, nem mesmo Philippe Coutinho e Payet. O brasileiro, por exemplo, ainda convive com a indigesta marca de não ter vencido uma partida sequer com o Vasco desde que retornou do exterior. O meia tem cinco empates e cinco derrotas em dez jogos disputados.
Pressionado para se classificar e pelo mau desempenho apresentado, principalmente, no torneio de pontos corridos, o Gigante da Colina vive um drama no setor defensivo. Um dos grandes destaques do ano, Leo Jardim, falhou no jogo contra o São Paulo, em um chute de Luciano, que passou embaixo das pernas do goleiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Além dele, os laterais Paulo Henrique e Lucas Piton, têm performado menos do que já performaram na temporada. As duplas de zaga, ora João Victor e Léo, ora João Victor e Maicon, têm se revezado e falhado bastante. Na recente derrota para o São Paulo por 3 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, Maicon falhou nos três gols são-paulinos. Ele que havia recuperado a vaga de titular de Leo, agora vê as críticas da torcida subirem o tom. Caso o treinador vascaíno opte por sacar Maicon e colocar Léo para começar o jogo diante do Galo, ele pode ouvir vaias desde o apito inicial, dada a insatisfação da torcida com o zagueiro. Nesse clima de desconfiança é que o Atlético pode se beneficiar.
O elenco mineiro chegou a Belo Horizonte nesta quinta-feira e já treinou na Cidade do Galo, em preparação para a decisão. Os atletas que começaram a partida contra o time cearense ficaram na academia e realizaram sessões de fisioterapia, enquanto que o restante do grupo realizou trabalho tático e técnico com a comissão de Milito. Como mandou um time recheado de reservas no último compromisso, o treinador terá à disposição as voltas de Paulinho e Hulk, além dos selecionáveis Eduardo Vargas, Alan Franco e Junior Alonso. Battaglia também deve retornar ao time titular. O clube, no entanto, vive a expectativa de poder contar ou não com o lateral esquerdo, Guilherme Arana, que machucou a coxa direita e segue como dúvida.
Visando o jogo de sábado, sob a expectativa quanto à estratégia que o Galo vai adotar, o técnico demonstrou respeito pelo adversário e garantiu que o time não vai jogar com o regulamento debaixo do braço, apesar da vantagem.
— Vamos jogar uma semifinal da Copa do Brasil. Vão se enfrentar duas equipes muito parelhas. Duas equipes com o sonho de jogar a final. Será uma final antecipada. Se ganharmos, seguimos. Se perdermos, vamos a casa. Vamos tentar fazer o melhor jogo possível para estar na final, é o nosso sonho e objetivo. Mas, temos que fazer um grande jogo. Temos uma vantagem mínima e não vamos ao Rio para defender a vantagem. Faremos um jogo inteligente, com a ideia de ganhar. Não vamos especular com o resultado obtido no jogo de ida. Não gostamos dessa ideia. Seremos inteligentes, somos conscientes da vantagem, mas ela é insuficiente. Precisamos fazer um jogo muito bom para eliminar o Vasco e ir para a final — disse.
O Atlético-MG viaja nesta sexta-feira (18) para o Rio de Janeiro a fim de se classificar para a final da Copa do Brasil. O Galo enfrenta o Vasco no próximo sábado (19), em São Januário, e a bola rola às 18h30, horário de Brasília.