Ao lado do governador Rafael Fonteles, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregou para os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, uma escola totalmente reformada, ampliada, climatizada e modernizada, na manhã desta quarta-feira (6).
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu R$ 1.744.852,37 na escola que tem mais de 30 anos de fundação e conta agora em sua nova estrutura, com dez salas de aula climatizadas, sala de mediação, laboratório de ciências e de informática, quadra coberta com vestiários, sala dos professores, bloco administrativo, refeitório, depósito, biblioteca e acervo.
O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, percorreram os novos ambientes escolares ao lado dos estudantes de centro de ensino.
Rafael Fonteles afirmou que a gestão tem planos audaciosos para que mais escolas no estado alcancem o patamar ideal do tempo integral. “Elevar o patamar do Ceti Raldir Cavalcante a uma das melhores escolas do Brasil, como já é, é elevar a condição das demais escolas do Piauí. Temos planos audaciosos de colocar estruturas como esta em todas as escolas do estado com tempo integral e o ensino profissional e técnico. Assim, iremos colocar o Piauí como a melhor gestão do Brasil até 2025”, afirmou Rafael Fonteles.
O secretário Washington Bandeira destacou que no primeiro ano do governo Rafael Fonteles, 20 escolas foram reformadas, modernizadas e climatizadas como o Ceti Raldir Cavalcante Bastos.
“Este é modelo ideal das escolas de tempo integral, com salas modernizadas, laboratórios de ciências e de informática, quadra com vestiários e bibliotecas, somadas às ações pedagógicas implementadas dentro do programa Acelera Seduc. Todas as escolas que iremos transformar em tempo integral com o ensino profissional integrado receberão esta intervenção estrutural”, declarou.
Localizada no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, o centro educacional forma estudantes destaques em diversas premiações nacionais.
Roniel Vilela, aluno da 3ª série do Ensino Médio, está entre os estudantes com histórico vencedor ao conquistar medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022, no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) e medalha de cristal na Olimpíada Nacional em História do Brasil.
“Percebi o quanto a escola foi importante por proporcionar experiências que me levaram a lugares que antes pareciam distantes. Acredito que essa reforma não se restringe a uma transformação física. Essas melhorias que a nossa escola está recebendo vão promover mais qualidade de ensino aos futuros alunos que aqui ingressarem”, declarou o estudante.
A comunidade juntou-se aos 374 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, 9º ano, e Ensino Médio, em Tempo Integral para a inauguração. O gestor escolar, Carlos Eduardo Rodrigues, celebrou a modernização da escola referência na região.
“Temos na solenidade as pessoas da comunidade que viram toda a evolução da escola e reconhecem o trabalho de referência da escola pública. Ao longo dos anos temos desenvolvido todo o potencial dos estudantes, que chegam nas universidades com a marca do nosso trabalho”, lembrou o gestor.
Fonte: Ascom