O concurso geral da Assembleia Legislativa deve ocorrer até o final deste ano e o lançamento do edital deve ocorrer até o início do mês de agosto. A informação foi dada pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT).
A estimativa é de 400 vagas, que deve ser ou não confirmada após o estudo de demanda da casa que está sendo realizado. Já o concurso para a Polícia Legislativa do Piauí prevê 100 vagas e estimativa de realização para o começo de 2024.
No caso da Polícia Legislativa o certame ainda envolve a criação do cargo, que vai substituir a função hoje feita por policiais militares. “Com isso, vamos devolver para proteger os cidadãos nas ruas e combater a criminalidade em Teresina cerca de mais 100 policias militares. Já devolvemos para a segurança das ruas, no início deste ano, 60 policiais que estavam em excesso na Alepi. Segurança pública é uma prioridade nossa e vamos avançar mais”, explica Franzé. O modelo da Polícia Legislativa é utilizado em outras casas legislativas, como o próprio Congresso Nacional.