A defensora pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior foi empossada nesta quinta-feira (30), como Defensora Pública Geral do estado do Piauí para o biênio 2023/2025. A solenidade de posse foi realizada no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de diversas autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário, bem como representantes de movimentos sociais do estado.
Durante a posse, a nova defensora geral afirmou que na sua gestão deve trabalhar para estruturar ainda mais o órgão, de modo a expandir cada vez mais as ações da Defensoria Pública por todo o Piauí. “Estamos presentes em 31 das 63 comarcas do estado. Estamos nas maiores cidades, mas queremos cuidar dessa expansão para que a gente chegue, de fato, em todos os locais em que existam pessoas em situação de vulnerabilidades que precisam do nosso atendimento”, explicou Carla Belchior.
Atualmente, a Defensoria Pública do Piauí possui 114 defensores e está presente em 31 comarcas com defensorias instaladas e 29 comarcas não possuem sede da defensoria instalada. Nestes locais, a Defensoria Pública presta serviço à população por meio do projeto Defensoria Itinerante.
Carla Belchior ainda afirmou que vai dar continuidade ao trabalho realizado pelo ex-defensor geral, Erisvaldo Marques dos Reis. “A gente tem um trabalho já na gestão do Dr. Erivaldo, na qual eu era subdefensora geral. E nós tivemos importantes avanços. Agora nós vamos continuar buscando fortalecer a defensoria pública, trabalhando com muita seriedade e buscando levar cada vez mais assistência jurídica para o povo piauiense”, ressaltou.
Para o governador Rafael Fonteles, Carla Yáscar Belchior deve fazer um bom trabalho à frente da Defensoria Pública. “Não tenho dúvida que ela à frente da Defensoria Pública continuará realizando um grande trabalho como foi feito pelo Erisvaldo e pelo os que o antecederam nessa instituição, que é forte e parceria do poder executivo na defesa das pessoas de baixa renda, assegurando assistência jurídica para que elas possam acessar direitos tão relevantes para sua cidadania”, disse o governador.
Rafael Fonteles ainda lembrou que já autorizou uma suplementação de R$ 3 milhões para a Defensoria Pública dentro do orçamento de 2023.