Maria Luiza Ribeiro Viotti (foto) foi indicada por Lula, nesta terça-feira (21) para o cargo de embaixadora do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. A indicação —a primeira de uma mulher em 199 anos de relações bilaterais— veio em um despacho encaminhado ao Senado, que deve sabatiná-la na Comissão de Relações Exteriores (CRE).
Maria Luiza é uma diplomata com carreira no Itamaraty: ela representou o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) por seis anos, e comandou a embaixada do Brasil em Berlim por outros três. Ela também foi chefe de gabinete de António Guterres, o secretário-geral da ONU. Atualmente a representante americana no Brasil é uma mulher (Elizabeth Bagley), em 2002 Donna Hrinak já havia ocupado tal posto.
Antonio Patriota (foto), que foi chanceler de Dilma Rousseff durante o primeiro mandato da ex-presidente, é o indicado para assumir a embaixada do Brasil em Londres, no Reino Unido. Em 2019, no início do governo Bolsonaro, foi colocado de lado — e desde então cuida de uma embaixada no Cairo, responsável pelas relações com o Egito e a Eritreia.
A lista de Lula ainda tem nomes para a própria ONU (Sergio Danese), França (Ricardo Neiva Tavares), Santa Sé (Everton Vieira Vargas) e no Egito (Paulino Franco de Carvalho Neto).
Fonte: O Antagonista